terça-feira, março 19, 2024
HomeTutoriaisComo renovar a CNH online

Como renovar a CNH online

Renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tornou-se mais prático com a opção de renovação online disponível na maioria dos estados brasileiros e no Distrito Federal. Este guia aborda o procedimento de renovação online em detalhes.

Requisitos Gerais para Renovação da CNH Online

Antes de iniciar o processo de renovação, é necessário atender a alguns requisitos comuns em todos os estados:

  • Documento de identificação.
  • Comprovante de residência recente (emissão de no máximo 90 dias).
  • CNH com foto vencida ou próxima do vencimento.
  • CNH livre de processos como suspensão ou cassação.
  • CNH não passando por alteração de dados, exceto por inclusão ou exclusão de atividades remuneradas.

Passo a Passo para a Renovação Online

Cada estado tem um procedimento específico para a renovação online da CNH. Vamos destacar alguns exemplos:

  1. Acre: Acesse o Portal de Serviços do Detran AC, faça login e selecione “Habilitação” e depois “Renovação de Exame”. Após preencher os dados, emita o boleto para pagamento da taxa de renovação e o formulário do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach).
  2. Alagoas: No site do Detran AL, preencha a guia de emissão e envie imagens do documento de identidade. Agende o exame clínico e, se necessário, avaliação psicológica ou toxicológica.
  3. Amapá: Acesse o site do Detran AP, selecione “Acessar”, preencha o formulário e apresente seus documentos presencialmente em uma unidade de atendimento. Pague as taxas, agende o exame e aguarde o envio do novo documento.
  4. Amazonas: No Detran AM, é necessário criar um cadastro no site e ter uma conta Gov.br. Após login, selecione “Habilitação” e “Renovação de CNH”, insira o número do registro Renach e siga os passos solicitados.
  5. Distrito Federal: Use o aplicativo Detran DF, faça login (conta Gov.br pode ser necessária), toque em “CNH” e em “Renovação de CNH”. Siga as instruções para preencher o formulário.
  6. Mato Grosso: Baixe o aplicativo MT Cidadão, faça login, selecione a opção CNH e “Renovação”, preenchendo o formulário com seus dados. Verifique os dados, selecione a unidade do Detran MT para iniciar o processo e escolha como receber a CNH.
  7. Rio Grande do Norte: Acesse o site do Detran RN, selecione “Renovar CNH”, forneça CPF ou CNPJ e o número da CNH. Preencha o formulário e pague a guia emitida no site.

Exceção: Tocantins

Em Tocantins, não é possível realizar a renovação da CNH online. É necessário comparecer presencialmente a uma unidade do Detran com a CNH, CPF, documento com foto, comprovante de residência e comprovante de pagamento da taxa de renovação.

A renovação da CNH online oferece conveniência e eficiência, com processos variando ligeiramente entre os estados. É fundamental verificar os procedimentos específicos do seu estado e cumprir todas as exigências para uma renovação bem-sucedida. Essa inovação representa um avanço significativo no acesso aos serviços de trânsito, facilitando a vida dos motoristas em todo o Brasil.

RELATED ARTICLES
- Publicidade -

Most Popular

Recent Comments